quarta-feira, 25 de novembro de 2009

LEITURA ORANTE!

Dez passos para a leitura diária da Bíblia

1. Iniciar, invocando o Espírito Santo
2. Leitura lenta e atenta do texto

3. Momento de silêncio interior, lembrando o que leu

4. Ver bem o sentido de cada frase
5. Atualizar e ruminar a Palavra, ligando-a com a Vida
6. Ampliar a visão, ligar o texto com outros textos bíblicos.
7. Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus.
8. Formular um compromisso de vida
9. Rezar um salmo apropriado
10. Escolher uma frase como resumo para memorizar

terça-feira, 24 de novembro de 2009

A PALAVRA DE DEUS NOS REÚNE: UMA VISÃO GERAL DA BÍBLIA

A ORIGEM DA BÍBLIA

A palavra Bíblia vem do grego “βίβλος” que significa “Livros”, ou seja, um conjunto de muitos livros. A Bíblia cristã tem duas grandes partes: o Antigo e o Novo Testamento.
O Antigo Testamento é uma coleção de 46 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança, e o Novo agrupa 27 livros, conforme temas e estilos diferentes: Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas e Apocalipse. É muito importante que nós conheçamos e compreendamos as Sagradas Escrituras por que ela revela a Presença de Deus pai, Filho e Espírito Santo entre nós, animando nossa vida.
A Bíblia antes de ser escrita foi vivida e narrada por muitas gerações, num esforço de ser fiel a Deus. Nasceu da preocupação de não esquecer o passado, escrita e reescrita várias vezes, em épocas diferentes, por autores diversos e em diversos gêneros literários. É o que diz o Documento sobre a Revelação Divina (DEI VERBUM): “A Sagrada Escritura é Palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito Santo”. (DV 9).
Deus inspirou os autores humanos dos livros sagrados.. "Na redação dos livros sagrados, Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades, a fim de que, agindo ele próprio neles e por meio deles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que ele próprio queria." (Catecismo 106).

Os múltiplos pontos de vista na Bíblia é decorrente da grande variedade de autores. Textos que tem sua origem na corte, no templo e reflete os interesses dessas instituições. Outros nascem das necessidades do povo. A Bíblia é uma biblioteca. Um livro tem mais de um autor. Um exemplo dessa afirmativa, é o livro do profeta Isaías, composto de 3 parte escritas por autores diferentes, cada um vivendo numa época histórica. Porém cada autor retrata em seus escritos os problemas e necessidade de seu tempo. Um livro pode ser uma coleção de muitas contribuições da comunidade;, outro pode ser atribuído a um autor porque a comunidade reconhece no escrito as idéias ou a autoridade da pessoa em questão.
A Bíblia fala de Deus e também do povo que vai em busca do seu Deus. Deus sempre se comunicou e se comunica de modo que o ser humano possa entender. Porém se manifestou de modo especial ao povo hebreu. A primeira forma de transmissão foi oral de geração em geração. Foi assim que iniciou o processo da TRADIÇÃO. Esta tradição foi enriquecida com os mais variados acontecimentos da história da salvação (Orações, reflexão e a pregações dos profetas).
Muitas dessas palavras e acontecimentos foram sendo escritos em textos que foram considerados inspirados. O processo de escrituração foi muito longo, demorou séculos. Portanto a Tradição é o registro inspirado que constituiu a Escritura. É bom lembrar que a tradição oral da vivência de fé da comunidade continuou mesmo quando a tradição estava sendo escrita.( DV 9).