domingo, 11 de março de 2012
O anúncio da Boa Nova de Jesus é para todos. Assumir essa nova proposta de vida exigia muita coragem entre os primeiros cristãos. Jesus viveu na Palestina, pequena faixa de terra com área de 20 mil km², com 240 Km de comprimento. As atividades que formam a base no tempo de Jesus são duas: a agricultura e a pecuária, junto com a pesca, e o artesanato. O poder efetivo sobre a Palestina está nas mãos dos romanos.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS
A COMUNIDADE DE MARCOS - Na comunidade havia pobres, doentes, cobradores de impostos, sem terras, estrangeiros, loucos. Gente marginalizada da vida política, social, econômica e até mesmo religiosa. Pois, no sistema religioso da época, eram considerados malditos de Deus. A comunidade vive um período de intensas guerras.
QUEM É JESUS PARA A COMUNIDADE DE MARCOS?
Marcos escreveu o seu Evangelho com a finalidade precisa de responder à pergunta: «Quem é Jesus?». O evangelista, porém, não responde com doutrinas teóricas ou discursos de Jesus. Ele apenas relata a prática ou atividade de Jesus, deixando que o leitor chegue por si mesmo à conclusão de que Jesus é o Messias, o Filho de Deus (1,1; 8,29; 14,61; 15,39). Portanto, na leitura do livro de Marcos, o importante é perceber o significado do que Jesus faz, isto é, estar atento ao quadro completo da sua atividade. O livro de Marcos é apenas o começo da Boa Notícia (1,1).
Segundo os textos abaixo: quem é Jesus? 1,9; 1,16 - 1,21- 1,25
Finalidade do evangelho: Ajudar a fazer uma caminhada de fé.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário